ESTEJA COM AQUELES QUE DESEJAM A MUDANÇA

Que tal ser parte?

Por que o
Instituto
Araxá?

Somos multiplicadores de agentes de transformação social. Acreditamos que a interação entre ONGs, Governos e Empresas é capaz de gerar inclusão social e promover uma sociedade mais justa, solidária e desenvolvida.
junte-se a nos, instituicao, doacao, doar
Associado Colaborador: é possível ser associado nesta categoria a convite da Diretoria do Instituto tendo em vista os relevantes serviços prestados a este ou à comunidade. Você tem voz no instituto, podendo eleger membros da direção.
Associado Regular: nesta categoria, mediante ao pagamento de uma taxa de adesão, você terá a voz e poderá disputar cargos eletivos do Instituto.
Ambas as categorias exigem o cumprimento de requisitos estatutários de admissibilidade, preenchimento de ficha de filiação, aprovação pela diretoria e pagamento de mensalidade.
Os associados do Instituto Araxá ganham descontos nos cursos, cortesias em eventos do Instituto e participação no Clube de Vantagens.
O serviço voluntário é atualmente muito valorizado na análise de currículos, pois é reconhecidamente um facilitador para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento humano e trabalho em equipe.

Fale concosco
Todo objeto ou importância doada irá contribuir para os projetos do Instituto Araxá, impactando na vida de muitas pessoas. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser um doador das seguintes formas:
Doações por transferência bancária
Conta corrente: 29488 | Operação: 001
Agência 3298: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Outros tipos de doação: entre em contato conosco no administrativo@institutoaraxa.org

POR QUE É UMA BOA IDÉIA?

PENSAMOS GLOBALMENTE

Lembre-se do bem maior e não perca o que realmente importa de vista

ATUAMOS LOCALMENTE

Impactando realidades próximas, e elas impactarão tantas outras mais

VEMOS MAIS LONGE

Receba treinamentos, aprenda a se planejar e supere os desafios

JUNTOS, SOMOS FORTES

Oficinas e cursos de capacitação que tornam suas ações diferenciadas

NÓS, PELAS PALAVRAS DELES

Veja o que dizem aqueles que se juntaram a nós!

  • ARTICULANDO REDES, FORTALECENDO COMUNIDADES

    O Projeto Sua Causa, Nossa Causa é uma “incubadora de ONGs” para capacitar representantes e líderes comunitários a fim de que estes possam potencializar a gestão das ações em sua comunidade.

    Tem por objetivo: Prestar assessoramento técnico, administrativo e de formação de caráter socioassistencial, de comunicação social, de psicologia de desenvolvimento humano cooperativo, de assessoria e consultoria de gestão institucional e de projetos, de assessoria e consultoria jurídica de organização comunitária e incubadora social, facilitando processos de articulação e comunicação da Rede SUAS e Rede da Infância e Adolescência com as demais políticas públicas.

    Este projeto também promove o esclarecimento de direitos de forma clara e simplificada através de palestras e oficinas. Tendo como parceiros estratégicos instituições do terceiro setor, movimentos sociais e lideranças comunitárias.

    Se você é líder comunitário ou agente de projetos sociais em sua comunidade ou entidade podemos estabelecer uma grande parceria a favor dos direitos humanos.

    Vamos juntos transformar vidas?

    projetos, acao social, cursos, palestras projetos, acao social, cursos, palestras
  • IR MAIS LONGE É POSSÍVEL.

    Jovem, empreendedor e inovador ou em busca de oportunidades de emprego e renda? Esse projeto foi pensado para você, com toda certeza. As oportunidades de inserção ao mundo do trabalho pensada por você, para você. Trabalhamos com formatos de:

    Banco de Talentos
    Processos seletivos – Inserção no Mercado de Trabalho
    Oficinas de desenvolvimento psicossocial
    Orientação profissional
    Cursos de qualificação profissional
    Palestras de integração ao mundo do trabalho
    Oficinas de desenvolvimento de negócios
    ExpoCapacita - Feira das Profissões
    CapacitaMais - Bolsas de Estudos, Convênios e Benefícios Socioassistenciais para alunos e egressos.

    Tudo isso pensado sob a perspectiva da função social do trabalho, com um leitura multiprofissional e de cidadania ativa. Este projeto promove o assessoramento e a capacitação de adolescentes e jovens de forma a fortalecer a autonomia e promover a qualificação dos mesmos quanto a sua capacidade de criar, planejar, ofertar, executar serviços, gerenciar, monitorar e avaliar.

    Projeto Capacita Jovem combate a desigualdade social, voluntario, palestras, oficinas
  • CONHECIMENTO É O MAIOR INSTRUMENTO DE COMBATE AS DESIGUALDADES

    LabSocial é programa do Instituto Araxá dedicado ao estudo de questões sociais e às barreiras no acesso a direitos, formulando alternativas de superação.

    São instrumentos do LabSocial: grupos de estudo, diagnósticos sociais, pesquisas de opinião pública, observatório social, publicações científicas e produção de conteúdo digital.

    Referenciado na teoria crítica da sociedade, no sistema único de assistência social, nos Direitos Humanos. Transversalizado pelos seguintes temas: Igualdade e Justiça de Gênero, Diversidade, Sustentabilidade e Intergeracionalidade.

    Projeto Labsocial jovem aprendiz, jovem, conecatr, mercado de trabalho
  • FORTALEÇA UMA CAUSA SOCIAL

    Este programa promove a qualificação de pessoas que buscam se engajar em projetos sociais de forma voluntária na perspectiva da cidadania ativa. São instrumentos de atuação do CONECTAR

    Oficinas de qualificação para voluntários
    Palestras de promoção da cidadania ativa
    Promoção de protocolos de integração Universidades – extensão e estágios com projetos sociais
    Promoção de ações solidárias de financiamento do terceiro setor, conectando projetos à financiadores.
    arte, humanizacao, cultura, musicas, teatro
  • INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS: TODAS AS EXPRESSÕES DO NOSSO POVO

    A relação dos indivíduos com a arte é de socialização, noutra palavra: humanização! Neste projeto, as comunidades envolvidas têm acesso à pluralidade das expressões artísticas em apresentações e mostras itinerantes, blitz cultural, intervenção cultural, sarau, roda de culturas populares, oficinas de música, teatro, danças, artesanato, trabalhos manuais, artes plásticas e visuais e culturas populares.

    arte por toda parte, artista, instituto araxa
  • Benefícios socioassistenciais: Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. (Artigo 22 da Lei nº 8.742/1991 com Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011).

    O Instituto Araxá de Inovação Social atua na perspectiva da emancipação das pessoas, desta forma desenvolve o cadastramento de indivíduos e grupos em vulnerabilidade social com os quais promove momentos de formação e integração social para o pleno e consciente exercício de seus direitos de cidadão, para posterior distribuição de benefícios socioassistenciais que eventualmente necessitarem. Este procedimento possibilita ao usuário compreender-se em maior dimensão como sujeito de direitos e as problemáticas socioeconômicas pelas quais pode ser acometido e os caminhos para superação.

    familia, acao social, grupos terapeuticos

Esteja onde se vê mais longe

Receba a nossa expertise em assessoria para ações sociais, entidades do terceiro setor ou projetos de impacto social. Seja você pessoa física ou empresa, inquieta com a realidade e engajada em fazer a diferença, saiba como podemos somar em uma consultoria humana e estratégica, para fortalecermos a cidadania.

Atendemos lideranças comunitárias, instituições de impacto social, prestando assessoria jurídica e administrativa. Como queremos ir mais longe, não paramos aí. Por aqui,

Somos ativos em conselhos e fóruns que promovam os direitos humanos;
Realizamos capacitações envolvendo lideranças das organizações não governamentais;
Promovemos palestras com foco na difusão de direitos dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social,
Realizamos encontros e cursos com diversas temáticas para crianças e adolescentes, como educação, inovação e tecnologias sociais, empreendedorismo juvenil, negócios de impacto social, economia criativa e solidária, direitos humanos e diminuição das desigualdades.

Entre em contato